AMÔNIA EXPANSÃO SECA

amonia.png

Sistemas de refrigeração que utilizam Amônia como fluido refrigerante normalmente possuem Evaporadores alimentados com o fluido bombeado mecanicamente, (Pump Evaporator). 

Nestes casos a Amônia bombeada percorre o núcleo do Evaporador de baixo para cima, entrando nos tubos inferiores o fluido sobe pelos circuitos de tubos paralelos e sai pelo coletor superior. Estes Evaporadores (bombeados) utilizam geralmente tubos de diâmetros grandes (19 mm ou mesmo até 25 mm) e consequente grande volume interno. Projetos de 

Evaporadores com estas características, grande volume interno dos tubos, circuitos paralelos e Amônia bombeada geram um Evaporadores com altíssima carga de refrigerante.

refrio-3.jpg

Diminuir a carga de refrigerante no evaporador e no sistema de refrigeração é uma tendência mundial e exigência dos clientes finais, razões obvias como menor risco de contaminação ao ambiente e as pessoas devido a vazamentos.

Utilizar Evaporador com expansão direta na Amônia é uma excelente solução para diminuição da carga de refrigerante do evaporador e do sistema, a expansão direta ou seca, como é chamada, pode reduzir em até 40 vezes a carga de Amônia em comparação com sistemas de Amônia bombeada. Reduz também o diâmetro das linhas de líquido e o custo inicial devido ao menor número de recipientes necessários para manobrar o sistema. O sistema com Amônia Expansão Seca proporciona excelente eficiência na transferência de calor sendo necessário um projeto adequado e utilização de válvulas de expansão eletrônicas.

refrio-7.jpg
refrio-6.jpg
refrio-5.jpg